
DESIGN DE INTERIORES
GERENCIAMENTO DE OBRAS
PRODUÇÃO DE AMBIENTES
FRANTTONE OFFICE

Ficha
Técnica
Tipo
Área construída
Equipe
Localização
Ano de conclusão
Corporativo
101,16 m²
Camila Paiva
Asheley Biancasteli
Larissa Clepf
Varginha, MG
2023
O projeto consiste no desenvolvimento de um showroom para a nova marca do Grupo Franttone, que agora se estabelece no atendimento da demanda de soluções em mobiliários corporativos do seu público local por meio da Franttone Office.
Uma vez que a proposta do negócio tem como ponto de partida a atualização das dinâmicas de trabalho projetadas diretamente na arquitetura e interiores dos ambientes corporativos no momento pós pandemia, a ideia principal consiste em incorporar diversos contextos de trabalho dentro das quatro paredes do ponto comercial, proporcionando assim pontos de contato com diversos estilos, estruturas e formas de trabalhar.

Diante do conceito dinâmico abarcado nesse ponto de vista, a intenção é que o público possa ocupar o showroom como espaço de experimentação para serem capazes de antecipar e materializar as mudanças de comportamento associadas às novas necessidades dos ambientes de trabalho do presente e do futuro.
A ampla gama de possibilidades compreendidas pelas novas formas de trabalhar guiaram toda a concepção de interiores do espaço, que se propõe a oferecer um espaço suficientemente integrado para receber os clientes com uma excelente circulação enquanto, sob outro ponto de vista, apresenta todos os eventuais cenários possíveis para as organizações.
"
A fluidez e a flexibilidade foram grandes fontes de inspiração nesse projeto. Entendendo-as como atributos essenciais nos espaços corporativos, das áreas de convivência e descompressão às estações de trabalho tradicionais dos escritórios, imprimir essa sensação é uma prioridade em cada centímetro da Franttone Office.
- Camila Paiva



Por acreditar que escolhas bem pensadas elevam os escritórios ao patamar estimulante e convidativo para produzir com mais criatividade, a busca por uma experiência imersiva que promova um profundo encantamento nos clientes se dá em cada detalhe.
Em uma rápida passagem pelo espaço é possível perceber a abordagem de contextos que variam, por exemplo, entre os momentos de produzir, pesquisar, interagir, descomprimir ou concentrar.
.jpg)
A questão mais desafiadora no projeto foi conciliar de forma harmônica uma grande variedade de tecidos e cores a serem aplicadas nas peças do mobiliário, visto que havia uma necessidade importante de expor um extenso leque de opções para facilitar a visualização dos produtos encomendados pelos clientes.
Diante desse desafio, a solução principal se deu na escolha da base inicial do projeto em tons neutros. A começar pela presença contínua da textura em cimento queimado no teto e paredes que proporcionou unidade ao conjunto. As cores foram surgindo e sendo alocadas taticamente à medida que, um a um, os ambientes tomavam forma.
Como não poderia ser diferente, o papel protagonista ficou com o mobiliário Cavaletti, distribuído minuciosamente por todos os ambientes. Sofás com conectividade USB, cadeiras super ergonômicas e poltronas convidativas evidenciam na prática as soluções incríveis propostas aos clientes.
"
Um dos pontos mais especiais desse projeto para mim foi a fase de produção. Nessa etapa eu tive a oportunidade não só de idealizar como também de colocar a mão na massa na execução da parede verde desenhada para a área de recepção do showroom.
- Camila Paiva

Pensando no ponto de vista dos visitantes, já nos primeiros passos após a entrada na loja, revela-se pouco a pouco os prováveis ambientes a serem projetados. A começar pela sala de espera e recepção, uma seleção de sofá, puffs e poltrona em tons neutros como preto, cinza, marrom e caramelo promovem uma composição convidativa.
É exatamente nesse espaço que o cliente pode ser conduzido aos primeiros contatos com a equipe de consultores da loja enquanto se depara com uma deslumbrante parede verde, que além de trazer a natureza para dentro do espaço também consiste em um verdadeiro respiro sensorial. A vitrine da loja está posicionada logo ao lado dividindo o entorno exterior do interior com uma estrutura em madeira que se alia perfeitamente a sofisticação do jardim vertical.
Por estar localizada no térreo de um edifício residencial, não foi possível incrementar elementos arquitetônicos no aspecto exterior do espaço. No entanto, a predominância da cor oficial da Franttone foi mantida em destaque na fachada como uma referência forte para a marca já estabelecida regionalmente.

Um ponto importante é que, por se tratar de uma loja pensada para soluções corporativas, a parede verde natural não seria viável em termos de praticidade e cuidados. Por esse motivo, a utilização de plantas permanentes fornecidas pela loja principal do grupo Franttone foi um verdadeiro sucesso e já acumula elogios desde os primeiros momentos, despertando o interesse dos clientes por esta solução também.


Na sequência, em uma próxima camada imersiva, e possível encontrar uma proposta de estação de trabalho funcional e compartilhada perfeita para escritórios que desejam implementar essa nova dinâmica interativa.
Logo adiante, a simulação de uma sala de diretoria acompanha a sugestão de um aquário em vidro como alternativa integrada ou privativa para reuniões e conferências. Mais ao fundo está concentrado o mostruário completo de cadeiras bem próximo à área de convívio e descompressão que também é estrategicamente posicionada para atendimentos mais intimistas com um clima despojado e super confortável.



Plantas permanentes por Franttone.

Mobiliário corporativo por Marzo Vitorino e Cavaletti.
.jpg)
Objetos decorativos por Franttone


Créditos
Paisagismo
Construtora
Fotografia
Vídeo
Conteúdo
Franttone
Griggio Engenharia
Virgínia Mesquita
Franciele Bíscaro
Imensa