
PROJETO ARQUITETÔNICO
minasul

Ficha
Técnica
Área terreno
Área construída
Equipe
Localização
Ano de conclusão
142.730,00 m²
1.265,00 m²
Camila Paiva
Igor Dias
Larissa Clepf
Varginha, MG
2023
Implantado na entrada do complexo Minasul, em Varginha, o edifício corporativo assume um papel simbólico e funcional dentro da sede da cooperativa.

O projeto arquitetônico nasceu da necessidade de acomodar três programas distintos em uma estrutura única, funcional e contemporânea.
Em primeiro lugar, a agência do Sicoob que ocupa uma área com acesso independente no térreo. Em segundo, a cafeteria aberta ao público que, localizada próxima a pele de vidro, estabelece conexão direta com o exterior. Por último, os espaços da diretoria da cooperativa concentrados no piso superior, com área para cafés especiais e recepção de clientes.


Desde o início, o desafio foi mais do que atender ao programa: era preciso traduzir a magnitude da Minasul por meio da arquitetura. Posicionada em um terreno de mais de 140 mil metros quadrados, a nova edificação ocupa uma posição notável a partir de uma das principais avenidas da cidade. Não por acaso, o edifício passa a ser definido como um ponto de referência dentro do conjunto.
A relação com o entorno, inclusive, é um dos pontos altos do projeto. Ao integrar-se com os jardins e áreas abertas do complexo, o projeto arquitetônico enriquece a experiência de quem circula pelos espaços externos. O edifício se torna, assim, não apenas funcional, mas convidativo e permeável, mesmo com usos tão distintos entre si.

Com uma linguagem que se relaciona com os edifícios corporativos contemporâneos, nossa proposta foi pautada por volumetrias definidas, materiais de alta performance e uma expressão visual bem definida: um desenho arquitetônico compatível com as projeções de crescimento da instituição.
O resultado é um edifício que se conecta com presente contexto da sua implantação e, ao mesmo tempo, está equipado com soluções que antecipam os seus cenários de uso no futuro.

A topografia do terreno e a posição elevada do edifício também foram determinantes para as decisões projetuais. A vista privilegiada para a cidade orientou a escolha pela pele de vidro como principal material da fachada.

Ao mesmo tempo em que favorece a entrada de luz natural e expande a percepção espacial, o vidro estabelece um diálogo direto com o entorno.


Visando garantir a proteção solar, a fachada recebeu painéis metálicos vazados em pontos estratégicos, criando um jogo de luz e sombra que confere ritmo à composição enquanto aprimora o desempenho térmico do edifício.

Na organização do programa, a lógica foi segmentar os acessos e garantir a independência de cada uso. Voltada para o estacionamento, a agência bancária conta com entrada exclusiva e fluxo próprio.

No lado oposto, orientada para o interior do complexo, a cafeteria ocupa um espaço com pé-direito duplo que estabelece a conexão com o pavimento superior, onde se encontram os ambientes da diretoria e do setor de cafés especiais.
Com a articulação dos diferentes fluxos dentro do terreno já ocupado por outras edificações, a solução veio a partir de estudos aprofundados de layout, simulações de expansão e validações constantes com a diretoria da cooperativa.




"
Mais do que atender ao programa, o desafio foi pensar um edifício funcional, que se relacionasse com o entorno e expressasse a força institucional da Minasul logo na entrada do complexo.
- Camila Paiva

Ao final do processo, o projeto Minasul evidencia a vocação do nosso escritório para pensar a arquitetura corporativa como uma ferramenta estratégica — capaz de traduzir valores institucionais, otimizar usos e estabelecer uma relação qualificada com o entorno urbano.




Créditos
Construtora
Engenharia
Fotos
Comunicação
Abreu Engenharia
Letícia Braga Engenharia, Barbosa Engenharia, Braga Engenharia, E CORP Engenharia, ENGEO, BRGeo
Favaro Junior
Imensa