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O projeto da primeira loja da multimarcas Nola surge a partir do desafio de fomentar uma nova cultura de moda em Varginha. Com este contexto em mente, o imóvel escolhido para hospedar o empreendimento foi um casarão centenário, localizado em uma das principais avenidas da cidade.

Desse modo, a definição do conceito arquitetônico visa corresponder ao propósito de unir duas paixões que estimularam a decisão da empresária Maíra Bandeira ao inaugurar a loja: suas referências contemporâneas no design de moda e a atmosfera histórica com a qual ela se conecta profundamente.

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Referenciada por edificações que hospedam marcas de alta costura na Europa, a fachada da loja foi repaginada com cores que realçam seus traços históricos, evidenciando atributos marcantes da década passada que continuam a constituir a arquitetura da cidade.

Com o entendimento de que cada detalhe do projeto pode ser favorecido pelo encontro do novo com o antigo, os tons claros, que antes eram ostentados na parede frontal, continuam predominantes nos adornos característicos, destacando a beleza única de uma construção viva.

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Paralelamente aos estudos preliminares do projeto, foram conduzidos os trâmites legais necessários para a reforma do imóvel que se encontra em processo de tombamento.

 

O projeto completo de restauro foi apresentado aos órgãos responsáveis acompanhado de um levantamento técnico minucioso e de documentos que incluem memoriais fotográficos e descritivos da obra proposta.

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Com acesso pela porta à esquerda, é possível adentrar o salão. Com um fluxo de circulação amplo e convidativo, a experiência do espaço transcende a escolha das peças.

A imponência do mármore Napoleon Bordeaux Michelangelo não demora a se colocar e atrai todos os olhares para os balcões em tom avermelhado. A impressionante composição dos veios dispostos em ângulos curvos conferem um ar exótico e ainda mais autêntico para o ambiente.

Além da marmoraria, o conceito dos interiores reverencia especialmente o piso original do casarão. A preservação dos charmosos ladrilhos hidráulicos dispostos em paginação xadrez foi decisiva na valorização da atmosfera histórica do espaço, enaltecendo sua importância como uma verdadeira relíquia proveniente do século passado.

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Ao entrar, o salão se organiza a partir da integração de dois ambientes. Lado a lado, divididos por uma prateleira central, à direita localiza-se uma agradável área de recepção e à esquerda encontra-se um balcão para manuseio e apresentação dos produtos.

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Pensando que a estrela do espaço serão as roupas, a escolha dos materiais foi fundamental. Pensando nisso, o design de interiores incorpora uma estética mais clean, chique e minimalista. 

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- Camila Paiva

Araras suspensas coroam a sofisticação do salão, abrigando a beleza das peças nos cabides em uma delicada coreografia. Elas também simbolizam a importância da preservação das características originais do edifício, uma vez que a escolha por esse modelo de exposição das roupas foi feita de modo a não interferir de forma definitiva na estrutura do piso.

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Tapete Lama por Clarisse Romeiro

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Mais ao fundo, na sequência, é possível adentrar o hall de acesso aos provadores. No trajeto, um objeto significativo ganha ares de protagonista - a máquina de costura da avó de Maíra se apresenta trazendo consigo memórias que refletem o grande valor afetivo dessa realização para a proprietária da loja.

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Luminária Sabiá por Cristiana Bertolucci

Em contínuo diálogo com os espaços que a antecedem, a área dos provadores também é propícia para uma experiência memorável. Dessa vez, o Carrinho Bar Falx, assinado por Fernando Sá Motta, se destaca não apenas pela sua funcionalidade como ponto de apoio para uma recepção calorosa, como também pela nobre expressão de design.

A composição de materiais presentes no carpete e têxteis das cortinas foi pensada para tornar o espaço aconchegante em nível máximo. Nesse contexto, os espelhos e a iluminação indireta também ajudam a fazer do momento de provar as peças uma profunda imersão no universo da Nola.

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Carro bar Falx por Fernando de Sá Motta

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Puff Alcalá  da Century Estofados

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O conceito que integra as pontas do projeto também se extende à concepção do lavabo. Como prova de um conjunto de elementos bem definidos que alcançam a experiência de todos os ambientes, o mármore Napoleon Bordeaux se apresenta em uma magnífica bancada com pia esculpida.

Por fim, manifestando-se em elementos-chave, as referências do estilo vintage com toques contemporâneos atravessam a escolha do mobiliário. Assim, por toda parte é possível perceber o poder transformador de uma seleção de peças que correspondem ao conceito e endossam o seu propósito com maestria.

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Estofado Rio de Janeiro da Century Estofados

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Poltrona Erdine da Century Estofados Mesas laterais do Studio MAPA.AI

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Cortina Uniflex para Franttone

O projeto da loja Nola transcende o restauro de uma edificação ao representar a revitalização da memória coletiva da comunidade varginhense. Com uma intensa admiração pela arquitetura original do casarão, as cuidadosas intervenções demonstram respeito à integridade do imóvel, alcançando o perfeito equilíbrio entre preservação e modernização.

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DESIGN DE INTERIORES

PRODUÇÃO DE AMBIENTES

LOJA NOLA

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Ficha
Técnica

​Área construída

Equipe

Localização

Ano do projeto

Ano conclusão

260,70m²       

Camila Paiva

Larissa Clepf

Maria Laura Oliveira

Mariana Candido

​Varginha, MG

2023

2024

Créditos

Marcenaria
Mármore
Mobiliário
Fotos
Vídeo
Comunicação

Casa Conceito
Michelangelo
Franttone
Favaro JR
Paula Dante
Imensa

© 2024 por Camila Paiva Arquitetura

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